LEGEND - Marie Lu











Autora: Marie Lu
Páginas: 256
Lançamento: 2011
Lançamento Ed. Rocco: 2014

Legend é uma trilogia distópica (sim, distopias está na moda desde 2010/2011?) e tem alavancado fãs em todo o mundo. Também tem formado fãs loucos no mesmo ritmo. kkkkk. (desculpem, eu adoro mudar a linha de pensamento do nada). A trilogia é composta por Legend, Prodigy e Champion. Quem ´escreve é a Marie Lu, uma chinesa que se mudou para os EUA aos 5 anos de idade; acredito que isso faz dela uma americana. Acho que por isso da ideia de militarismo, será?
Confere a sinopse do primeiro livro logo abaixo:


Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C, na atual República da América. Conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda.

A história gira em torno de Day, um garoto que é uma ameaça ao governo. O CRIMINOSO MAIS PROCURADO da República da América e, June, uma garota prodígio do lado militar. Day por sua vez, vive nas ruas, June, com apenas 15 anos, já atinge um grau super elevado de graduação.
Vou te explicar. 
O sistema de governo é assim: Aos 10 anos de idade você é submetido a uma prova que, se você tirar abaixo de uma certa pontuação, você é descartado. Sim, literalmente jogado para campos de trabalho. E se você tirar acima de da média prevista, o governo garante a sua graduação. A pontuação máxima é 1500, adivinhem só quem conseguiu esta façanha? June, claro. O Day por sua vez, não passou no teste e foi mandado para um campo de trabalho. Mas, vamos dizer que ele não ficou por lá.
  
Não vejo Day como um criminoso. Só porque ele forjou a morte dele no campo de trabalho e desde então vive como forasteiro "vingando" os mais necessitados. SÉRIO QUE É POR ISSO QUE ELE É PROCURADO? É, tem outras coisas também. Mas ele poderia ser um serial killer ou ser acusado de tentar matar o Eleitor, nome dado ao líder do "país" (tem nome mais brega para um "presidente"?), mas não. Ele roubou bancos, passou a faca na face de um oficial militar, roubou comida. Essas coisas que só os perigosos fazem, sabe? Tem um detalhe: Ninguém tem ideia de como são as características do Day. NINGUÉM DO GOVERNO O CONHECE! Como assim? Vamos em frente.

O país é dividido em setores. (Facção, Castas, Distrito, Setores = mesma coisa). Só que existe um surto de uma praga que, depois que a pessoa é diagnosticada, a casa é marcada com um simbolo e podemos dizer que o governo não está se lixando para tratar. O lema é: Deixa morrer!
Então, um belo dia, quando Day está olhando a sua casa, de longe; por quê a mãe dele acha que ele está morto, os soldados vão fazer a vistoria e acabam descobrindo que o irmão mais novo do Day está com A PRAGA! Como os pobres não são tratados, os remédios são absurdamente caros, Day precisa fazer algo a respeito. Aí começa A SAGA DAY-JUNE (sim, vai rolar um interesse corporal aí)
Day é o procurado, correto? June, a militar prodígio em formação, ok? Depois da morte do irmão da June; fato ocorrido no dia em que o Day tem uma brilhante ideia...ela é nomeada para o time da oficial top, claro. Agora pensa comigo: SE TODO ESSE TEMPO NINGUÉM CONSEGUIU PEGAR O DAY....não, claro, a June é prodígio, esqueceu? Sim, meus caros, ela é designada para comandar uma missão em busca do Day. Já dei spoiler demais, agora você vai ter que ler para saber, né?!

Legend tem sido constantemente apontada como uma aposta para superar ou se igualar a The Hunger Games (NUNCA!). O que eu acho um descaso com a Katniss e o Peeta. Em comparação com o primeiro livro, Legend está longe de ser uma bela empolgação de luta e desafio ao sistema de governo. ESTOU FALANDO DE LEGEND, não condenando a trilogia toda, ok?

Tem muita coisa relacionada com A PRAGA na história desse primeiro livro da trilogia. E vai envolver muita gente, inclusive pessoas próximas dos personagens principais. 
Acho vocês devem estar achando: Lá vem, não gostou de mais um. Estão parcialmente certos. Não é que eu não gostei, vejam só: Apenas não me surpreendeu esse primeiro livro. Só isso.
É legal como a dinâmica do livro foi feita. Você consegue entender o que o governo quer fazer, como as coisas estão interligadas. Mas é meio que previsível. Na minha concepção, lógico.

A história toda tem tudo para ser uma coisa surpreendente. Provavelmente no próximo livro, Prodigy. Li a orelha, coisa que nunca faço. Mas eu precisava saber se valeria meu tempo ou não. E parece que vai ser mais empolgante. Veremos. 

Abre um espaço para o design do livro. EU AMEI! Diferente demais.


foto: angelicamartinsblog


Beijos, Aline Julião.






Share this:

, , , , , , ,

COMENTÁRIOS

4 comentários:

  1. Adorei a resenha que você fez !!
    Parabéns !!
    Beijos ...
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Apesar de vc não ter gostado muito do livro eu sou completamente louca pra ler! *-*
    Estava esperando só lançar o três pra comprar os três juntos,
    Mas agora estou sem dinheiro xD então vou ter que esperar mais um pouco...
    Mas Td bem, Pq parece ser algo diferente do que eu ando lendo...
    Bjsss :*
    P.S.: adorei o layout do blog <3
    Simplyonestory.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!!
      Pois é , menina. Eu me decepcionei com esse primeiro livro da trilogia.
      Mas o segundo é beeeemmm melhor. Pode continuar com sua vontade louca de ler, kkkkkkk.
      É diferente mesmo. E sabe, ele aborda a questão do sistema de governo muito bem.
      Obrigada, que bom que gostou do layout.
      Beijos.

      Excluir