Mockingjay Part 2/ A Esperança - O Final


E chegou nesta quarta feira (18/11) o último filme da franquia Jogos Vorazes. Mockingjay Part 2/ A Esperança - O Final. 
Com essa estreia, veio junto uma série de sentimentos que durante mais de cinco anos nos acompanhou. Desde o primeiro livro lido até as estréias frenéticas e calorosas.
Chegamos a parte mais difícil, o "adeus" a uma série maravilhosa. A melhor distopia na minha opinião, claro. 

Se pudéssemos unir tudo o que a Suzanne Collins nos proporcionou, diria em uma palavra que foi REFLEXÃO. Refletir o conceito de humanidade, de força, de importar-se com o próximo, o conceito de futilidade, egoísmo e em algumas ocasiões, o conceito de libertar-se.

Nesses três livros e quatro filmes, podemos ver o crescimento dos personagens a cada guerra combatida, a cada morte presenciada, cada beijo roubado ou demonstraçôes de amor em momentos indispensáveis. Sentimentos arruinados e toda uma nação destruída pela pura forma da sede de poder. De disseminar o medo afim de mostrar controle de uma nação.
Como dar "adeus" a uma história tão marcante? Que no meu caso, me acompanhou em diferentes fases da  vida e a cada avanço de leitura ou filme assistido, tirei percepções diferentes?

Foi com esse pensamento que fui a estreia de A Esperança - O Final. Com todas as expectativas possíveis e com a ideia de que minha análise lá trás, no final da leitura do terceiro livro, teria o mesmo impacto agora, em 2015.

Se formos falar em Francis Lawrence, teremos que agradecer pelo excelente trabalho em todos os filmes aos quais ele dirigiu (a partir de Em Chamas). Tks, Francis. Você fez tudo isso acontecer sem nos decepcionar.

Então, o que falar desse último filme?

Iniciamos de onde paramos (óbvio?) não! Tem diretor que não sabe o sentido de continuidade de um cliffhanger. (Francis sabe de cor. Graças a Deus). Vou deixar de fora os efeitos e algumas coisas que sabemos que não são tão relevantes para o momento.

E é aí que iremos nos deparar com a triste realidade, é o último e Katniss, está lá, arrasada com o pescoço roxo e tentando desesperadamente resgatar o Peeta.
Como todos nós, que lemos o livro sabemos, nessa última parte, a Katniss junto com o Gale, Finnick, Boggs, Effie, Haymitch e a tropa toda irá começar a "longa" jornada até chegar o objetivo: Dar um fim no Snow.
Nesse último filme, teremos uma Katniss madura, não deixando de ser insubordinada. Mas tudo na medida. Um Peeta buscando desesperadamente voltar a ser "humano" e todo um time junto com O Tordo tentando tornar Panem um lugar de paz e igualdade e, fazendo isso com uma busca fervorosa por uma tal liberdade que a única coisa que resta é lutar, lutar com uma esperança que supera todo o medo de fracassar.

Posso comentar também que não podemos esperar um filme tão chocante e sangrento quanto a guerra narrada no terceiro livro. Temos um filme de classificação para 13 anos e isso teve que ser adaptado nas cenas. Logo, as ações dos personagens foram aliviadas. Como por exemplo, as reações estéricas da Katiniss, as tentativas agressivas do Peeta ou até mesmo, os bombardeios sangrentos que acontecem aos portões do palácio do presidente Snow.

Por fim, detalhar demais tornaria a expectativa de um filme maravilhoso controvérsia, ou não, depende do ponto de vista. Mas vamos combinar que ler spoilers não é agradável para ninguém. Ainda mais quando todos temos opiniões divergentes sobre as perspectivas das coisas. Livros e filmes então..

Espero que você que já assistiu ao filme esteja com saudades porquê saiu da sala de cinema atônito com tudo que viu ou você, que ainda vai assistir, não chegue com coisas demais ou de menos na cabeça. 

A única certeza que tenho é a minha opinião. Que a conclusão de uma era foi simplesmente SENSACIONAL. 


Concluo com um pensamento da Suzanne Collins:
" Agora estamos naquele período tranquilo onde todo mundo concorda que os nossos horrores recentes jamais deveriam se repetir. (...) Mas o pensamento em prol do coletivo normalmente possui vida curta. Somos seres volúveis e idiotas, como a péssima capacidade de lembrar das coisas e com enorme volúpia pela autodestruição."


Podemos relacionar isso com: Art imitates life and life imitates art.  (A arte imitando a vida e a vida imitando a arte. - Tradução livre) e conectar aos fatos que estamos vivendo no mundo.
Pensa sobre!!!


Ps: Conta aqui o que você achou do filme! 
















Share this:

, , , , , , , , , , , ,

COMENTÁRIOS

2 comentários:

  1. "Espero que você que já assistiu ao filme esteja com saudades porquê saiu da sala de cinema atônito com tudo que viu" This is meeeee! Não consigo comentar ainda hahahaha depois eu volto mais coerente! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk. Yeah. Vc total.
      Bem melhor. Venha dar show aqui nos coments.
      :*

      Excluir