João e Maria - Neil Gaiman


Mas isso foi nos bons tempos, antes da guerra, antes da fome. (Pag 10).


João e Maria é uma releitura fantástica que o Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti trazem para os tempos "modernos". A história de um lenhador e uma bela jovem que casaram-se e com o amor, vieram João e Maria.
Com um aparente cenário de fome e guerra, fica subentendido que não é apenas o fato de deixar os filhos na floresta, abandoná-los. É o caso de que talvez, eles possam se salvar da fome.
O livro também mostrará o lado negro do ser humano, com a personagem que remete-se a bruxa e engorda as crianças para comê-las. A que ponto se chega a tal processo de comer carne humana? Talvez as circunstâncias da vida que nos torna egoístas? Acredito.
Nesse João e Maria, com 55 páginas que contam histórias e se alternam em ilustrações, a coragem de dois irmãos e o peso na consciência dos pais, nos fará refletir o que vale a pena ser perdido ou na realidade, o que não vale, para poupar a própria pele.
Achei incrível o ponto de vista do Neil Gaiman e o ponto detalhista das imagens do Lorenzo Mattotti. Sem contar que no final do livro, iremos encontrar uma evolução da história de João e Maria, como tudo começou lá em 1808 quando os irmãos Grimm começaram a reunir fábulas por onde viviam e acabaram deparando-se com a história de Hansel e Gratel.

No dito popular, esse livro remete a frase: A Vida é Uma Selva!
A edição é em capa dura e incrivelmente  linda.


Share this:

, , , , , , , , ,

COMENTÁRIOS

15 comentários:

  1. Comprei esse livro, estou hiper ansiosa para ler, parece mais perfeito ainda depois desse post maravilhoso!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess!!
      Ele é encantador. A leitura é super rápida. 55 páginas q alternam-se em ilustrações.
      Beijos.

      Excluir
  2. Ooooi, Aline! Creio que esta é a minha primeira visita para comentar aqui no seu cantinho :D Sua escrita é tão legal, dá vontade de ler bem mais!
    Então, eu nunca li o livro... Sim, nunca li :/ Não é nem por tratar de algo meio bizarro, mas porque não tive a oportunidade. E ah, a capa desta edição tá *-* E ainda é capa dura! É paixão à primeira vista <3
    Esse ponto que fala sobre egoísmo, acredita que não parei para pensar nisso ao sempre saber sobre este conto? Eu conheço a estória de João e Maria desde pequena, mas como disse, nunca li o livro, mas agora lendo seus comentários... Realmente, a crítica contida nas entrelinhas é bem um fato, infelizmente :c
    Gostei muito de conhecer a sua escrita!
    Beeijos e Deus te abençoe :D
    Thoughts and Adventures

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Ruh!
      Que maravilha tê-la por aqui. Eu tbm nunca li o original. Acredito que acontece com muita gente. Eu adoro pegar o lado crítico do livro. Amo!
      Obrigada e fico muito feliz que vc tenha gostado do blog.
      Beijos, venha sempre!

      Excluir
  3. A capa é realmente muito linda! <3
    Embora eu prefira livros originais, também gosto de releituras. Especialmente quando abordam aspectos da humanidade em que vivemos.

    Além do mais, Neil é Neil, né, hahahah.

    Até mais.
    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi...

    Esse livro já vi várias vezes nas livrarias e nunca tive coragem de comprar, sempre que via, ficava olhando, chegava a pegar e desistia de levar. Ainda estou na dúvida se leio ou não, se deixo pra depois... Vamos ver mais pra frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro curtinho. Porém, com uma hóstia forte e reflexiva.
      Recomendo.

      Excluir
  5. Olá, vi muitas resenhas positivas desse livro. Adorei a sua! É provável que ele entre na minha wishlist.

    www.blogheynanny.com

    ResponderExcluir
  6. Olá :3

    Adoro essas versões que trazem esses contos antigos para a atualidade. Desde quando vi que esse livro ia ser lançado já tive vontade de ler e me apaixonei pela capa ❤ ele está na minha lista, mas, sempre aparece uns que ficam na frente. Não sabia que eram poucas páginas. Espero que dê pra eu comprar logo.

    Amei sua resenha.


    Beijos,Blog Cupcakeland

    ResponderExcluir
  7. Edição linda, pra colecionador mesmo! Adorei :)

    ResponderExcluir